sexta-feira, 26 de julho de 2013

Família, um sinal de Deus para o mundo

Hoje, no dia dos avós, vamos refletir sobre o papel da família quando se reporta a antepassados, gerações e descendência. Por isso, o autor do livro do Eclesiástico faz o elogio aos “homens de misericórdia” que deixaram a sua marca e seu exemplo para os seus descendentes.
Os homens de misericórdia são aqueles (as), que vivem segundo a vontade de Deus e que deixam para as outras gerações o exemplo de fidelidade à Aliança. 

Podemos afirmar, então, que a família é um sinal de Deus para o mundo e o lugar por excelência para que o homem seja formado em busca da felicidade. 
É na família que damos os primeiros passos para Deus e é lá que a semente da Fé é regada, juntamente com o amor, a bondade e a misericórdia. 
 Para que também sejamos considerados (as) homens e mulheres de misericórdia é preciso que deixemos também o exemplo de uma vida em Deus. “Seus gestos de bondade não serão esquecidos!” O bem ou o mal que fizermos permanecerão como um perfume ou como uma fumaça para aqueles (as) que nos sucederem. 

 Através das gerações, a família tem deixado no mundo rastros de alegria e unidade, mas também tem dado exemplos de desunião e de infelicidade. 
Olhando para as famílias de hoje nós percebemos claramente a diferença que existe entre aquelas que têm como fundamento de vida a Palavra de Deus e seguem os caminhos do Senhor e as que desconhecem os ensinamentos evangélicos. 

Tudo ocorre como uma consequência das práticas vivenciadas. 
O homem e a mulher foram criados para, unidos, colaborarem no projeto de Deus para a humanidade. 
Se não estiverem ligados Àquele que os criou, irão caminhar sozinhos e, com certeza, cairão nos abismos que o mundo apresenta. 
Mas, ainda existe tempo de salvar a família que agoniza. Cada um de nós é um instrumento de Deus dentro da nossa família, por isso, não precisamos nos apegar aos erros dos que passaram, mas sim, seguir o exemplo dos “homens de misericórdia” que toda família possui. 

– Você tem recordações boas dos seus antepassados? 
– O que você deixará para a sua descendência? 
– Qual o melhor conselho que você daria aos seus futuros netos? 
– Você já pensou no fato de que você também um dia será lembrado (a) pelos seus descendentes? 
-Qual o legado espiritual e moral que você deixa para eles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário